Adjetivos Pátrios

Os adjetivos variam quanto a gênero, número e grau. Eles estão subdivididos em uma das 10 classes gramaticais, e um dos tipos de adjetivos que você precisa conhecer são os pátrios.

Os adjetivos pátrios são aqueles que derivam de nomes próprios, normalmente utilizados para denominar regiões, lugares, cidades, estados, países, ruas, pessoas entre outros. As palavras que se enquadram nos adjetivos pátrios devem sempre ter início com letras maiúsculas, essa é a principal característica desse tipo de adjetivo.

Adjetivos Pátrios

Como tudo que aprendemos, na teoria é uma coisa e quando colocamos em prática aí a coisa complica, não é? Por esse motivo, mostraremos na prática como funciona o uso dos adjetivos pátrios na gramática:

- Eu gosto muito de uma boa comida espanhola
- Eu gosto muito de uma boa comida típica da Espanha

A palavra “espanhola” refere-se à Espanha, um país, porém não é um adjetivo pátrio. A palavra “Espanha” sim, trata-se de uma região, uma localidade, logo é um adjetivo pátrio e tem inicial maiúscula. Outro exemplo é:

- Julia mora na cidade do Rio de Janeiro, mas é nasceu no Estado da Bahia, ela é bahiana.

As palavras “Rio de Janeiro” e Bahia nomeiam Estados, logo são adjetivos pátrios, utilizam letras maiúsculas em seu início, já a palavra “bahiana” remete ao Estado da Bahia, mas não nomeia lugar ou região, logo, não é um adjetivo pátrio.

Com os exemplos que foram apresentados acima a compreensão do que são adjetivos pátrios fica ainda mais simples de entender o que é essa categoria de adjetivos. Apenas com o nome que remete ao significado, já é simples de deduzir, mas agora não tem mais erro.

Quando der “branco” pense no que remete a palavra “pátrio” e logo vai lembrar o que são os adjetivos pátrios. Dessa forma, não tem erro, você não vai mais esquecer o que é um adjetivo pátrio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>