Adjetivos uniformes

O adjetivo é a palavra responsável por designar alguma especificação ao substantivo com objetivo de caracterizá-lo, detalhá-lo ou definí-lo. Os adjetivos são classificados em: primitivos que são aqueles que apontam qualidades como grande, bonito ou legal;

Derivados que são os que são formados a partir de outros radicais como feliz + in = infeliz ou luso + brasileiro = lusobrasileiro.

Simples que são aqueles que apresentam um único radical em sua estrutura como apavarado ou feliz e compostos que apresentam pelo menos dois radiciais na sua  estrutura como as palavras italo-brasileiro ou socioeconômico.

Além dos adjetivos que já foram apresentados acima, existem ainda outros tipos de adjetivos como os adjetivos pátrios, as flexões dos adjetivos e a flexão de gênero que é dividida em biformes e uniformes, que é o objetivo dos nossos estudos.

Os adjetivos uniformes são aqueles que possuem uma única forma para palavras do gênero masculino ou feminino. Entenda melhor com exemplo em uma aplicação a frase: Mulher, o sexo frágil – a palavra “frágil” se refere a mulher, mas não possui gênero definido. Outro exemplo é, Mecânico ruim – a palavra “ruim” remete a mecânico, porém também não tem gênero definido.

Lembrando que é importante que na hora de colocar em prática você não confunda os adjetivos uniformes e os biformes. Para que você não se enrole com a gramática na hora “h” é necessário que aprenda qual a diferença entre os dois, sendo assim entenda o que são os adjetivos biformes.

Os adjetivos que apresentam uma forma para o gênero feminino e outra forma para o gênero masculino se encaixam nos adjetivos biformes. As palavras do gênero feminino são formadas com o acréscimo do sufixo “a” ao radical e as palavras masculinas funcioname da mesma forma, também acrescentam sufixo ao radical, o sufixo “o”. Exemplo: Mulher bonita; homem bonito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>