Adjetivos uniformes e biformes

Os adjetivos são uma das particularidades da gramática da língua portuguesa. Uma das mais complexas entre centenas de línguas espalhadas por todo o mundo. Porém, apesar de haver muitas regras e nomes aparentemente complicados de entender ou aprender, com atenção e prática todos percebem que a nossa gramática também não é um bicho de sete cabeças e assim como muitos outros assuntos, pode ser encarada facilmente se houver um pouquinho de atenção e seriedade em quem está aprendendo.

Uma das particularidades dessa gramática são os adjetivos que também possuem suas particularidades e entre elas estão as flexões adjetivas. Há flexão de gênero (masculino ou feminino), flexão de número (singular ou plural) e flexão de grau (comparativo ou superlativo). Vamos estudar aqui a flexão de gênero que se subdivide em duas categorias de adjetivos, são os uniformes e biformes. Entenda melhor a seguir.

Já começamos por uma dica: fique atento aos nomes, pois na hora do “branco” eles vão lembrá-lo o que é cada um. Os adjetivos uniformes são aqueles que possuem apenas uma forma de escrita para os dois gêneros, a palavra não flexiona independente do substantivo que a acompanha ser masculino ou feminino.

Exemplo: Esta menina é muito inteligente – Este meniné muito inteligente. Reparou?

Quando o adjetivo é biforme para cada gênero há uma forma de escrita, logo o adjetivo irá depender do substantivo pelo qual ele vem acompanhado, se será masculino ou feminino. Observe o exemplo: Aquela menina é muito bonita –Aquele meniné muito bonito. Simples, não é?

Agora ficou claro o porquê dos nomes colaborarem com a aprendizagem e memorização? A na palavra uniforme, “uni” remete a unidade, uma só maneira de escrever para dois gêneros diferentes. Enquanto biforme, “bi” remete a duplo, duas formas de utilizar o adjetivo, uma para cada gênero. Agora pratique e não se esqueça mais!

Comments

  1. By Gabriella

    Responder

  2. By cecii

    Responder

  3. By cecii

    Responder

  4. By rafaela

    Responder

  5. By lu

    Responder

  6. Responder

  7. Responder

  8. Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>