Gênero do adjetivo – como usar

Durante o estudo das classes gramaticais existem algumas particularidades e regras que precisam ser guardadas para não gerar confusões durante o uso. Assim como os substantivos, os adjetivos variam de gênero (masculino e feminino), número (plural ou singular) e grau (comparativo ou superlativo).

adjetivos

Pode parecer difícil, mas não se assuste, não há nada de complicado quando o assunto é adjetivo, basta entender e praticar para fixar e não esquecer mais. Quando falamos dos adjetivos de gêneros, eles se classificam em uniformes e biformes. É simples, os adjetivos uniformes são aqueles que apresentam apenas uma forma para os dois gêneros, observe no exemplo a seguir:

Esta mulher é muito gentil; Este homem é muito gentil. Notou?

Agora conheça os adjetivos biformes. Adjetivos biformes são aqueles que possuem uma forma para gênero masculino e outra para o gênero feminino.

Veja só no exemplo: Aquela mulher é muito charmosa; Aquele homem é muito charmoso.

Percebeu que o que mudou? É simples, basta entender uma vez para não esquecer mais. Uma boa dica para quem confunde os dois é estar atento ao nome, uniforme onde “uni” remete a unidade e biforme onde “bi” remete a duplo, logo, uniforme tem apenas uma forma para os dois gêneros e biforme, duas formas, uma para cada gênero.

Se a memória for um dos seus fortes, vale a pena seguir o conselho da professora e estudar uma lista de adjetivos. Assim você poderá verificar as variações de cada um deles e até mesmo entendê-las melhor.

Por exemplo, os adjetivos biformes terminados em “es”, “or” e “u” geralmente recebem terminação “a”: conquistador – conquistadora; inglês – inglesa. Já os que terminam com a vogal “o” acabam com a flexão desmarcada pela troca dessa terminação por uma outra vogal, o “a”. Assim palavras como lindo e alto se tornam linda e alta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>