Locuções adjetivas

Locuções adjetivas são expressões formadas por duas ou mais palavras com valor de um adjetivo, que podem aparecer sozinhas ou dentro de uma frase. A classificação adjetivo faz parte da análise morfológica gramatical, o mesmo valendo para as locuções adjetivas.

 

Exemplo: 

Amor de mãe – é o mesmo que amor materno

material de escola – é o mesmo que material escolar

casa do pai – é o mesmo que casa paterna

time do grêmio – é o mesmo que time gremista

Locuções adjetivas

Mudança na classe gramatical

Apesar da locução adjetiva poder ser substituída tranquilamente sem erro por um advérbio apenas, haverá uma mudança na classe gramatica. A expressão será substituída por uma palavra apenas, deixando de ser uma locução adjetiva para se tornar um adjetivo apenas. Há, portanto, uma mudança de locução adjetiva para apenas adjetivo.

Exemplo:

amor de mãeamor materno -> de mãe é uma locução adjetiva, mas materno é apenas um adjetivo que dá qualidade ao amor, definindo que tipo de amor estamos falando.

Locuções adjetivas nos concursos públicos

Esta é a grande pegadinha em concursos públicos, pois a pergunta costuma ser: na mudança da expressão no texto “amor de mãe” para “amor materno” houve alguma mudança morfológica na frase? A resposta é sim, houve. Deixamos de ter uma locução adjetiva para ter apenas um adjetivo sendo usado na frase. Contudo, não há perda de sentido no conteúdo.

Nem sempre há um adjetivo correspondente para uma locução adjetiva. Não existe regra para isso, infelizmente, é apenas o uso e leitura no texto que irá ajudar o aluno a avaliar as frases. Algumas expressão sem equivalência são: aula de física, sala de televisão, dia doo concurso. Mas há muitas outras, algumas conhecidas e outras não.

 

 

 

Comments

  1. By carlos

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>