O que são adjetivos?

Os adjetivos são palavras que dão qualidades aos substantivos. Sozinhos eles não possuem valor gramatical maior que qualquer outra palavra isolada. Você dizer apenas a palavra “bonita” não quer dizer nada, não é mesmo? Caso você use a expressão ‘mulher bonita’, temos um sentido para o adjetivo e por isso ele sempre vem acompanhado de um substantivo ao lado. Logo, os adjetivos precisam da presença de um substantivo para agregar valor em seu uso. 

A classificação gramatical do adjetivo na frase pode mudar de acordo com o tipo de análise. O termo será adjetivo quando estivermos fazendo uma análise morfológica da oração(termo por termo na classificação das palavras), mas poderá ser adjunto adnominal, complemento do sujeito, e outros na análise sintática. Algumas outras classificações podem existir, dependendo do uso em uma oração do termo.

O que são adjetivos?

Quando usar os adjetivos?

Você deve usar um adjetivo sempre que quiser dar qualidade a alguma coisa ou pessoa.  Você pode usar o adjetivo para falar da sua aparência, da forma dos objetos, do seu estado de espírito, dentre outros usos. É por isso que os adjetivos fazem parte do dia a dia da sua linguagem, mas a maior parte das pessoas não sabe ou não percebe isso. São palavras presentes no dia a dia das pessoas que a maior parte não percebe.

Por exemplo: Esta mesa é bonitaBonita, neste caso, refere-se à mesa. Está dando qualidade a ela.

Os adjetivos podem dar qualidade a coisas ou pessoas. Pessoas podem ser bonitas, feias, adoráveis, altas, baixas, dentre outros. As coisas podem ser frágeis, feias, duráveis. Os alimentos podem ser amargos, duros, moles, salgados, dentre outros. O importante é dar qualidade, seja ela positiva ou negativa a um objeto. 

Os adjetivos podem nomear cores também, diferenciando a sua tonalidade. São exemplos: azul claro, verde escuro, rosa escuro, verde médio, dentre outros. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>