Tipos de adjetivos – restritivos e explicativos

O adjetivo é a classe gramatical que muda o substantivo e lhe atribui um estado, um modo de ser ou uma qualidade. Exerce três funções sintáticas numa oração: como predicativo, aposto explicativo ou adjunto adnominal.

Os adjetivos explicativos servem para explicar e esclarecer o sentido do substantivo,   referindo-se a qualidade do ser que é inerente a ele. Por exemplo: “Todo homem é mortal”, “Todo gelo é frio”. Mortal e frio são adjetivos explicativos. O adjetivo também pode explicar o substantivo: “O facão representa perigo” e “O facão afiado representa perigo”.

tipos de adjetivos

Adjetivos restritivos

Os adjetivos restritivos limitam e restringem o sentido do substantivo ou pronome a que se refere. Denotam uma qualidade adicionada que pode ser retirada por não ser inerente ao ser. Por exemplo: “Nem toda mulher é inteligente”, “Nem todo leite é enriquecido”, então inteligente e enriquecido são adjetivos restritivos, pois podem ser retirados e não são inerentes ao ser.

Adjetivos na sintaxe gramatical

Com relação à Sintaxe, o adjetivo pode funcionar como um modificador do substantivo ou de palavras com valores substantivos, exemplo: “Faz um bom tempo em Recife”. O adjetivo pode ser substantivado, exemplo: “Os maus irão pagar por seus atos”. Ou ainda acrescido de uma preposição e forma uma locução adjetiva, exemplo: “Aqueles homens sem escrúpulos não fugirão do presídio”.

Quando adjetivo é restritivo pode ocorrer duas situações: na primeira funcionará (sintaticamente) como um adjunto adnominal que tenha relação ao substantivo anterior. Exemplo: “A mulher inteligente lê mais”. Neste caso, inteligente é o adjetivo restritivo indicando uma qualidade somada ao substantivo e por isso não está entre vírgulas.

Na segunda situação é quando o adjetivo restritivo é separado por vírgula(s) e funcionará como predicativo do sujeito ou do objeto. Exemplo: “O professor, preocupado, atendeu ao celular”. Neste caso, preocupado não é uma qualidade inerente a todo homem, nem ao professor a que se refere. Pois o professor apresenta uma qualidade (preocupado) somente em algum momento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>